quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Com gol de Barrios, Grêmio vence o Cruzeiro e larga em vantagem na semifinal da Copa do Brasil

                               Com gol de Barrios, Grêmio vence o Cruzeiro e larga em vantagem na semifinal da Copa do Brasil André ¿?vila / Agência RBS/Agência RBS

Uma vantagem, por mínima que fosse, sonhavam os jogadores do Grêmio. E a missão foi cumprida na noite desta quarta, na Arena, contra o Cruzeiro. Ao vencer por 1 a 0 o jogo de ida das semifinais, o time só precisará empatar dia 23, no Mineirão, para decidir outra vez a Copa do Brasil. Não levar gol, a outra meta da noite, também foi alcançada.
Foi difícil ver alguém sentado no estádio. A perspectiva cada vez mais forte da conquista do hexa fez a Arena viver uma noite de delírio, em muito semelhante à da final contra o Atlético-MG, em 2016. A torcida começou a fazer sua parte antes do jogo. No aquecimento, feito todo ele dentro de campo, os jogadores do Cruzeiro escutavam vaias e o coro “Grêmio, Grêmio, Grêmio”.
O início do Grêmio foi de um time que tinha pressa para fazer gols e obter a esperada vantagem no jogo decisivo, sua marca registrada na Copa do Brasil. Só que havia, do outro lado, uma equipe determinada apenas a se defender, como tantas outras que visitaram a Arena nesta temporada.
Faltava maior capacidade de finalização, mas o time asfixiava o Cruzeiro. Desesperado, Mano Menezes erguia os braços na beira do campo e mandava que seu time reagisse. Tudo em vão, ante um Grêmio determinado, que fazia sempre dupla marcação sobre o criativo Thiago Neves.
O gol foi esboçado a 12 minutos, mas Fábio salvou em cabeceio de Lucas Barrios, após passe de Luan.
Com um bloqueio na sua frente, o Grêmio pouco chutava e cometia seu único pecado no jogo. Ainda assim, controlava o jogo com relativa facilidade. Só aos 27 minutos o Cruzeiro arriscou uma resposta, em chute de Lucas Silva, de fora da área, defendido por Grohe. Fábio voltou a ser decisivo aos 35, ao mandar a escanteio chute de Pedro Rocha.
Tanto esforço do time dentro de campo e envolvimento da torcida fora dele mereciam uma recompensa. E ela veio. Aos 45, Pedro Rocha, depois de investir pela esquerda, fez passe a Luan, que arrematou para defesa parcial de Fábio. Lucas Barrios, desmarcado, fez 1 a 0. Abria-se, assim, a perspectiva de um segundo tempo menos nervoso.
Desfazer a vantagem do Grêmio foi a instrução de Mano no intervalo. Seu time, por isso, voltou mais audacioso, tentando arremates de todas as distâncias, atrás do gol com peso duplo. O primeiro, de Diogo Barbosa, foi defendido por Grohe, em sua primeira ação mais efetiva no jogo.
Ainda que não perdesse a coordenação, o Grêmio se via sem saída. Criou, por fim, uma situação para marcar com Luan, a 17 minutos, em que o árbitro quase confirmou pênalti inexistente. Na cobrança da falta, a barreira afastou.
Aos poucos, a situação se normalizou, embora ainda faltasse contundência ao time de Renato, que trocou o extenuado Barrios por Everton em busca de mais força.
A modificação não surtiu efeito. Nem a troca de Pedro Rocha por Fernandinho. Mas o que incomodou a torcida foi a lesão muscular sofrida por Geromel, que o transforma em dúvida para a decisão.
Ainda assim, havia muito mais motivos para festa do que para preocupação. E a noite na Arena se encerrou com cânticos de empolgação. O hexa segue no horizonte.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário